Imagine você, passeando de carro pela cidade (mas pode ser à trabalho ou de carona também), e se vê na situação de ter que parar numa esquina e, olhar para direta para ver se vem um veículo e para a esquerda, para poder cruzar a via. Mas, quando você olha primeiro para a direita, percebe que o muro da casa, está bloqueando a sua visão. E aí? Os proprietários de construções de lotes de esquina, muitas vezes vêem seus projetos sendo executados e não sabem direito o porquê do muro nesse canto ter um chanfro reto. O motivo é que não sendo um canto de 90º, permite ao condutor do veículo ter uma melhor visibilidade da avenida, e não ser surpreendido. O chanfro reto deve iniciar a 2,50m (dois metros e cinqüenta centímetros) do canto do lote, para os dois lados, e, depois serem unidos. O chanfro, fica com mais ou menos 3,53m (três metros e cinqüenta e três centímetros). Para facilitar, veja as figuras 1 e 2 abaixo. Então, na sua próxima construção, já sabe, 2,50 para um lado, 2,50 para o outro e pronto, temos um chanfro. E, em falando em muro, vamos aproveitar para contar mais novidade. Muitas vezes (99,999999999%) os proprietários de lotes vizinhos, constroem um muro limitando os dois lotes, com a utilização de um único tijolo, no qual passa uma linha imaginária exatamente no centro do tijolo. Aí, eu pergunto: se for erguida uma construção, digamos, no vizinho, que vai usar esse muro da divisa como uma parede para uma cozinha nova, que vai levar azulejo, tubulação hidráulica, elétrica, sanitária, etc... e o outro vizinho já tinha feito uma construção, que, coincidentemente, era uma cozinha também, toda azulejada! Imagina o que iria acontecer quando o pedreiro abrisse a parede (lembra, é um muro!) num determinado local, que novamente, por pura coincidência, já descia uma tubulação de água para o segundo vizinho? E agora? De quem é o muro? O Tijolo ficou fino para a situação, não é verdade? Deve-se haver a preocupação de quando se for construir um muro que seja limitador de lotes com o vizinho de fundo e das laterais, que sejam utilizados dois tijolos. Isso mesmo! O muro deve ter uma espessura estimada em até 30cm, para que se possa ter essa tranqüilidade quando se for fazer uma ampliação em que se utilize ele como base para ser uma nova parede da nova ampliação. Uma espessura mínima de 20cm, já ajuda bastante, mas o ideal, seria, quando da construção do muro, os vizinhos entrarem em acordo e os construírem duplos. Veja as figuras 3, 4 e 5, onde é demonstrado: os dois terrenos vizinhos, um muro simples e um muro com dois tijolos, duplo, garantindo um conforto futuro para os proprietários. Lembre-se que reformar gasta muito mais do que fazer uma construção nova, porque, nas reformas, aparecem muitas surpresas quando o pedreiro acerta a primeira marretada. Boa construção!
Sabe me dizer se há uma norma técnica para utilização de chanfros?
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirInicialmente peço desculpas pela demora.
A construção de muros segue a norma técnica de elevação de alvenarias.
Agora a utilização de chanfros nas alvenarias de muro de terrenos de esquinas, são exigências do Código de Obras dos municípios brasileiros, em função das explicações citadas no tema.
Canto chanfrado ou arredondado : obrigatório nas edificações de esquina situados no alinhamento
, sendo que o canto chanfrado ou a tangente externa da parte arredondada deve concordar com a
normal a bissetriz do ângulo dos dois alinhamentos e ter o comprimento mínimo de 2,50m (dois
metros e cinqüenta centímetros);
Para ver as Normas, acesse: http://www.abnt.org.br/pesquisas/?searchword=alvenaria&x=0&y=0
Para ver as notícias mais recentes, acesse: http://abnt.org.br/noticias/5670-componentes-ceramicos-blocos-e-tijolos-para-alvenaria-parte-1
Espero ter ajudado.