domingo, 31 de julho de 2011

Cancer de pele: a informação pode salvar vida!

Todos nós sabemos que o sol é a melhor fonte de vitamina D, pelo fato de que a iluminação e a irradiação dos raios solares fazem com que essa vitamina seja ativada dentro do nosso organismo.
Entretanto, a incidência dos raios solares com a camada de osônio afetada tem sido um grande motivo de preocupação para todos nós, por isso devemos ter cuidado entre a importância do sol e o excesso de exposição à ele.
Os raios solares são compostos por varios fatores e entre um deles, estão os raio ultravioletas (tipo B) que atingem a camada mais interna da nossa pele, ou seja, eles são capazes de atravessar a nossa pela externa, afetando diretamente as células mais internas do nosso corpo, alterando-as e, consequentemente, envelhecendo-a antes da hora, o que causa séria lesão, que pode vir a se tornar um câncer de pele. Além da nossa pele, por provocar lesões também nos olhos.

Portanto, cuidados especiais são necessários, principalmente para as pessoas que por necessidade de sua função no trabalho, acabam por ficar expostos muito tempo ao sol.

Mas, afinal, o que é o Câncer de Pele?
Segundo colocações do Ministério da Saúde, é:
"É uma doença que ocorre por conta do desenvolvimento anormal das células da pele. Elas multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor malígno. O câncer de pelo é uma doença que tem cura, se descoberto logo no seu início".

E, quais são os principais fatores para desenvolver o câncer de pele?
1) Se na sua família já teve um caso de câncer de pele, então, chamamos isso de histórico familiar.
2) Pessoas de olhos e pele clara, com cabelos ruivos ou loiros.
3) Pessoas que trabalham frequentemente expostas ao sol sem proteção adequada.
4) Exposição prolongada e repetida ao sol na infância ou na adolescência.

O que deve ser feito para se previnir o câncer de pele?
1) Evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h;
2) Usar sempre proteção adequada, com bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros, barraca e filtro solar com fator mínimo de proteção 15.

O uso do filtro solar apenas uma vez durante todo o dia não protege por longos períodos. É necessário reaplicá-lo a cada das horas, durante a exposição solar. Mesmo filtros solares "à prova d'água" devem ser reaplicados.

E, no caso de trabalho ao ar livre?
1) Não deixar de usar: chapéus de abas largas, camisas de manga longa e calça comprida;
2) Se pder, use óculos escuros e protetor solar;
3) Procurar lugares com sombra;
4) Sempre que possível evitar trablhar nas horas mais quentes do dia;
5) Beba bastente água e repositores.

Como saber identificar um câncer de pele?
1) Manchas que coçam, ardam, escamamo ou sangram;
2) Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor;
3) Feridas que não cicatrizam em 4 semanas;
4) Muanta na textura da pele ou local com dor.

Veja como fazer um auto-exame na sua pele.
Em frente ao espelho, com os braços levantados, examine seu corpo de frente, de costas e dos lados direito e esquerdo. Dobre os cotovelos e observe cuidadosamente as mãos, antebraços, braços e axilas. Examine as partes da frente, de trás e dos lados as pernas, além da região genital. Sentado, examine atentamente a planta e o peito dos pés, assim como os espaços entre os dedos. Com o auxílio de um espelho de mão e de uma escova ou secador, examine o couro cabeludo, pescoço e orelhas. Também com o auxílio do espelho de mão, examine as costas e as nadegas. Ao perceber qualquer alteração na pele, consulte um médico.

Consulete sempre um medico ao perceber qualquer alteração na pele.

A saúde é um direito de todos e dever do Estado.
Em caso de dificuldade para marcação de consultas e exames em seu município, procure a Secretaria Municipal de Saúde ou o Conselho Municipal de Saúde para orientações e providências.

Você pode ligar no Disque Saúde para mais informações ou acessar o site do Inca.

0800 - 61.1997 - www.inca.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário